domingo, 15 de março de 2015

Pesquisa & Ciência


● O que é pesquisa?

● O que é ciência?

Estas foram às perguntas iniciais da nossa primeira aula de Metodologia Científica. Para responder, me baseei num conhecimento meu, que acredito ser do mesmo pensamento de alguns de meus colegas. Procurei ser objetiva, logo, respondi o que de imediato me veio à mente.

Pesquisa: Ato de buscar conhecimento para responder nossas dúvidas a partir de determinado assunto.

Ciência: Estudo sobre a vida, bem como sobre tudo e todos os objetos que nos rodeiam.

Após essa fase: Pergunta – Resposta, o professor Maheu, começou a discutir o tema em classe. O debate foi interessantíssimo, e nos fez refletir sobre uma infinidade de outras temáticas relacionadas direta/indiretamente aos temas iniciais.

Chegamos a conclusões de que a pesquisa em si não produz novos conhecimentos, apenas sana as dúvidas temporariamente. Sendo o conhecimento diferente de informação, pois, nem toda informação é conhecimento. Já o conhecimento sim, este é em sua totalidade uma fonte de informações.

Ao falar sobre conceito de estudo da ciência, notamos que esta, não está empregada em alguns aspectos, por exemplo: se difere do senso comum, que é uma ideia generalizada sobre diversos assuntos da vida cotidiana.

O estudo da ciência também, não pode ser considerado matemática, já que a mesma trabalha com a razão e foi feita a partir de objetos criados por estudos lógicos do homem, diferente da criação do universo que até hoje não se sabe nada além de teorias sobre tal existência.

Outro aspecto que se difere é a religião que prega uma fé centrada em Deus, oposta totalmente da ideia de criação do evolucionismo pregado da ciência. As tradições/crenças agregadas indiretamente no senso comum também não podem ser consideradas estudos da ciência, pois são valores humanitários, culturas, não estudadas pela ciência.
A filosofia é outro aspecto que não pode ser considerado advindo do estudo da ciência, pois esta é a mãe da ciência, e de todos os estudos. A ciência nasceu a partir da mesma. Sendo assim, a filosofia não está dentro da ciência, mas a ciência está intrínseca dentro da filosofia.


A partir da estipulação desta ideia acima do que é e não é estudo da ciência, já não posso mais afirmar que a ciência é um estudo sobre todas as coisas no geral, mas sim, um estudo voltado para a criação de novas teorias baseadas em fatos, que procuram comprovar e legitimar tais teorias, sendo estas novas ou já existentes. 

E ufa, acabou! Essa aula foi isso, sem mais delongas beijocas à todos (as) e que venham as notícias!

quinta-feira, 5 de março de 2015

Primeiro post... Clichê, eu sei.

Bom, logo em plena segunda aula de Metodologia Científica o professor canadense, de nome nada discreto Eric Maheu (pronunciado como Ériqui Maú, ou Érico, sem o "O" final -como o mesmo exemplificou-. Nome nada diferente? Também acho!) discursa sobre a proposta de avaliação para TOOODA a nota da matéria naquela primeira instância.e sua proposta foi a da criação de um blog.

Quase como um diário, só que com postagens não diárias, e sim "semanárias" de acordo nossas aulas e a nossa aprendizagem geral, trazendo reflexão/associação sobre os temas debatidos em sala de aula.

Achei a proposta interessante, e pretendo segui-la fielmente com a exposição mais sincera de minhas ideias e opiniões a respeito de tudo que achar interessante e pertinente. Ou melhor: tudo que for digno da atenção e de relevância para os leitores, que me acompanharão nesta trajetória do saber há há há, Não riu? Nem eu! 
  Enfim, Espero instigá-los nessa “aventura”. Sem mais delongas beijocas à todos (as) e que venham as notícias!